Qual grama causa mais lesão?

Estudos não são unânimes em relação ao melhor gramado.
Há uma série de estudos acadêmicos publicados sobre lesões na grama sintética e na natural, com conclusões diferentes. Parte deles aponta uma maior incidência de lesões no gramado sintético, enquanto outros indicam a grama natural apenas como a mais perigosa.

A ciência tem estudado o gramado artificial, porém existem muitos desafios para obter uma resposta concreta, é necessário levar em conta a idade do jogador, condições físicas, condições meteorológicas, condição do piso, tipo de calçado, se houve contato com outro jogador…

Para o médico fisiologista do exercício, Turibio Barros, a conta pode vir lá na frente. “A gente sente a diferença quando adulto, acostumado ao campo de grama natural. Quando se joga num campo de grama sintética, no dia seguinte surge dor lombar, no joelho, tornozelo. É um campo mais duro que o natural” – explica o treinador.

Por isso, fica um alerta: durante a infância o corpo é como uma máquina novinha, o que dificulta a percepção dos impactos das peladas jogadas em gramados sintéticos no corpo. A conta pode vir lá na frente…